top of page

5 receitas de papinhas de frutas e principais para você utilizar durante a Introdução Alimentar

Atualizado: 20 de out. de 2022

Se seu filho já completou seis meses de vida, parabéns! Ele agora está pronto para começar a fase de introdução alimentar.


Independentemente do método de introdução escolhido, vocês iniciarão juntos uma deliciosa jornada pelos infinitos sabores, texturas e cores que os alimentos podem apresentar. E, embora esse processo tenha os seus desafios, é uma fase muito gostosa de acompanhar e ver suas expressões faciais mudarem à medida que eles experimentam novos alimentos.

Se você optar pela introdução alimentar tradicional, as papinhas serão amassadas com o garfo. Já quem prefere dar uma chance ao BLW, pode conferir os outros textos que nós já fizemos sobre o assunto explicando como ele funciona e apresentando um guia de cortes completo, para você oferecer cada alimento da maneira correta.


Além disso, também é de suma importância que as mamães redobrem a atenção com a higiene de cada alimento que será utilizado na composição do prato do bebê. Isso porque, aos seis meses, o sistema imunológico da criança ainda não está totalmente desenvolvido e, portanto, fica vulnerável a todos os tipos de ataques de germes.


Por isso, certifique-se de que todos os utensílios de alimentação do seu bebê estejam absolutamente limpos e esterilizados, assim como os alimentos que devem estar sempre muito bem limpos e higienizados.


Com tudo isso preparado, que tal conferir algumas receitinhas deliciosas e turbinadas para você fazer em casa?


Receitinhas com alguns alimentos misturados podem ser ofertadas eventualmente e preferencialmente depois dos 9 meses. É importante o bebê conhecer o sabor de cada alimento!

 

Papinhas Principais


Papinha de lentilha e carne

Foto: Revista Crescer - Globo.com

Ingredientes:

  • 4 xícaras de água filtrada

  • 1/4 de xícara de lentilhas secas

  • 100g de músculo cortado em cubos

Modo de Preparo:

Cozinhe a lentilha em fogo alto por 20 minutos. Adicione a carne picadinha e siga com o cozimento por mais 30 minutos. Amasse a lentilha com um garfo e desfie a carne. Sirva morna. Oferte de maneira separada no pratinho.


(Você também pode cozinhar todos os ingredientes na panela de pressão, se preferir. Neste caso, bastam 25 minutos de cozimento).

 

Papinha de frango com batata, cenoura e espinafre

Foto: CyberCook

Ingredientes:

  • 1/2 filé de peito sem pele e sem osso

  • 1/4 de cebola inteira

  • 2 batatas picadas

  • 1 cenoura picada

  • 10 folhas de espinafre picadas

Modo de Preparo:

Cubra o peito de frango com água e leve para cozinhar juntamente com a cebola. Quando estiver cozido, acrescente as batatas e a cenoura já picadinhas (coloque mais água, se necessário) e aguarde até que os legumes estejam macios. Finalize com as folhas de espinafre bem picadinhas e deixe-as murchar (2 minutos).


Na hora de servir, amasse os legumes, pique bem o espinafre e desfie o frango com um garfo. Sirva morna. Sempre oferecer de maneira separada no pratinho.

Não tem problema cozinhar os alimentos juntos para dar mais sabor.

 

Papinha tutu de feijão com couve

Foto: CyberCook

Ingredientes:

  • 200ml de feijão carioca cozido e com um pouco de caldo (sem sal)

  • 100ml de água

  • 1 folha de couve sem o talo

  • ½ tomate picadinho em cubos

  • 1 colher de azeite extra-virgem

Modo de preparo:

Lave a couve e pique bem fininha. Bata o feijão no mixer ou no liquidificador até virar um creme. Aqueça uma panela, coloque o azeite e refogue o tomate e a couve. Adicione o feijão, a água e deixe ferver. Para finalizar. Sirva morna.


Receitinhas podem ser ofertadas eventualmente e preferencialmente após os 9 meses.

 

Papinhas de frutas

Papinha de maçã e pêra

Foto: Receitaria

Ingredientes:

  • 4 maçãs

  • 2 pêras

Modo de Preparo:

Descasque e pique as maçãs e as pêras. Leve-as ao fogo cobertas de água e cozinhe-as até amolecer. Amasse com um garfo e reserve. Sirva fria.

 

Papinha de ameixa seca

Foto: Receitaria

Ingredientes:

  • 6 ameixas secas sem açúcar

  • 500 ml de água

Modo de Preparo:

Coloque as ameixas secas em uma tigela e cubra com a água morna e deixe da noite para o dia. No dia seguinte, leve as ameixas no fogo baixo até que se desfaçam e vire um purê.

Você pode adicionar um pouco da água do cozimento para dar o ponto de purê. Sirva fria.


Essa papinha é uma boa sugestão para os bebês que estão constipados e também para aquele dia que vocês farão um passeio.


Tags:

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page