top of page

Como identificar sinais de fome e saciedade no seu bebê?

Imagine esta cena: você coloca seu bebê pra dormir, consegue tomar um banho e acaba de sentar para descansar um pouco quando, de repente, ouve ele chorar. Nessa hora, a primeira coisa que passa pela sua cabeça é: ele deve estar com fome! Mas será mesmo que a única forma que as crianças têm de contar pra gente que estão com fome é através do choro?





Na verdade, o choro geralmente é um sinal tardio de fome. Antes de chorar, elas sinalizam de outras formas que precisam se alimentar. E conseguir entender esses sinais é fundamental para que você consiga alimentá-la antes que ela chegue ao extremo. Até porque, os bebês que estão muito chateados de tanto chorar podem levar mais tempo para se acomodar, pegar o peito ou comer sua comidinha, caso ele já esteja na fase da introdução alimentar.


Ao mesmo tempo, tão desafiador quanto entender que a criança está com fome é perceber seus sinais de saciedade. Como sabemos que o bebê já comeu o suficiente?


Bom, existem alguns comportamentos da criança que podem te ajudar a identificar esses momentos. E vamos tentar listar os principais, de acordo com as faixas etárias da criança.


Até os seis meses


Sinais de fome

Acorda e age inquieto

Antes que seu bebê comece a chorar, ele pode acordar e se mexer no berço. Eles também podem mover a boca e levar as mãos ao rosto.


Suga os punhos ou estala os lábios

Se ele ainda está em fase de amamentação, chupar os punhos e estalar os lábios são sinais de que seu bebê está faminto


Continua sugando

Um bebê faminto pode continuar a mostrar interesse em sugar mesmo depois de terminar o primeiro peito ou a mamadeira. Esta pode ser a maneira do seu bebê de informar que ainda não está saciado.


Sorri durante a alimentação

Bebês com mais de 4 meses mostrarão seu interesse em comer olhando para você e sorrindo enquanto se alimentam.


Sinais de saciedade

Fecha os lábios

Assim como um bebê faminto suga, um bebê que já está cheio provavelmente fechará os lábios. Esta pode ser a maneira do seu filho dizer que está tudo pronto.


Desvia a cabeça

Uma versão mais forte de fechar os lábios é afastar a cabeça. Se seu bebê se afastar de seu peito ou mamadeira, não o force a comer.


Se interessa pelo seu entorno

Por volta dos 4 meses de idade, muitos bebês começam a se distrair durante as mamadas, à medida que cresce sua consciência do mundo ao seu redor. Um bebê faminto geralmente coloca essa curiosidade em espera por tempo suficiente para se saciar. Olhar em volta distraidamente é um sinal de que eles estão cheios.


Com seis meses (fase da introdução alimentar)


Sinais de fome

Chora e se inclina para frente quando a colher está próxima, segura a mão de quem está oferecendo a comida e abre a boca.


Sinais de saciedade

Perde o interesse, vira a cabeça ou o corpo, cerra a boca, empurra a mão de quem está oferecendo e pode parecer angustiada e chorar


De 7 a 11 meses


Sinais de fome

Como já tem um pouco mais de autonomia, passa a tentar pegar o alimento ou o talher e aponta para a comida.


Sinais de saciedade

Começa a comer mais devagar, pode deixar a comida na boca sem engolir, fecha a boca, empurra o alimento.


De 1 a 2 anos


Sinais de fome

Leva o cuidador no local onde ficam os alimentos, aponta para eles, pede (do jeitinho dele) e até se expressa com pequenas palavras e gestos.


Sinais de saciedade

Já consegue fazer que não com a cabeça, diz que não quer, sai da mesa, começa a brincar com a comida, pode jogar o alimento no chão.


IMPORTANTE: Tenha em mente que as crianças são inteligentes. Elas sabem instintivamente quando precisam ser alimentadas e quando estão satisfeitas. Então, tente relaxar e ficar atenta às dicas que elas podem te dar.


Agora que você já conhece os sinais de um bebê com fome, a hora da alimentação tem tudo para ser um pouco menos estressante. E como eu sempre digo por aqui, aproveite ao máximo esse momento: curta muito, aproveite seu bebê e reforce os vínculos, pois essa é uma etapa que acaba muito rápido e você vai sentir saudades dela antes mesmo do que imagina.


0 comentário
bottom of page