top of page

Alimentação na gravidez: posso comer hambúrguer de vez em quando?

Se fosse pra responder a essa pergunta de maneira bem simples e direta, eu diria apenas “não”. Aliás, fugir das junk foods é uma das primeiras orientações que nós, nutricionistas, damos para toda gestante.


Hambúrgueres e outros itens que fazem parte do combo fast food, como batatas fritas, maioneses temperadas e condimentos em geral, são deliciosos, mas não são saudáveis ​​e oferecem zero valor nutricional para o bebê.

Mas isso significa que você está proibida de comer? Claro que não. E é para isso que eu estou aqui.


É super possível desfrutar de um hambúrguer caseiro de vez em quando. Desde que você escolha ingredientes de qualidade e dispense temperos prontos, embutidos e os excessos de sal e gordura.


No entanto, antes de te passar receitas incríveis para você fazer em casa, vamos explicar quais são os malefícios desse tipo de refeição e porque é importante evitá-la durante a gestação.


- Alto teor de gordura

Ainda que o restaurante onde você costuma comer hambúrgueres afirme que eles usam pão integral ou fazem seus hambúrgueres apenas com produtos frescos, não há como ter certeza disso.


Além disso, normalmente as lanchonetes optam por carnes com percentual maior de gordura, pois é isso que deixa o hambúrguer mais suculento. No entanto, gorduras em excesso podem levar a um ganho de peso desnecessário e até problemas cardiovasculares.


- Carne mal cozida

Na maioria das vezes, a carne do hambúrguer chega até você num ponto de cozimento abaixo do ideal, o