Como curtir a temporada de Festas Juninas com as crianças sem abusar das guloseimas
Atualizado: 28 de jul. de 2022
Tem como olhar o calendário de junho e não pensar na Festa Junina? Essa celebração tipicamente brasileira caiu no gosto de todo mundo e é o ponto alto dessa época do ano. O que é super compreensível, né? Afinal, como resistir a tantos quitutes e comidinhas gostosas, doces e salgadas, reunidas num único ambiente?

Espetinhos de morango com chocolate, pastel, pé de moleque, pipoca, paçoca… fica até difícil listar as preferidas.
E será que tem como aproveitar todas essas festas, sem exagerar na quantidade de açúcar ingerida pelas crianças e também por nós, adultos?
Se vocês acompanham o blog já há algum tempo, sabem que eu sempre falo por aqui sobre a importância do equilíbrio. O segredo é comer de tudo um pouco, mas em quantidades moderadas, degustando a comida, sentindo o sabor de cada coisa, mastigando tudo devagar e, principalmente, fazendo isso de forma feliz e sem culpa.
E é exatamente isso que devemos ensinar para as nossas crianças também.
Mas se você veio até aqui buscando por dicas práticas para saber quais comidinhas juninas podem ser oferecidas para as crianças e quais devem ser evitadas, confira algumas orientações que podem te ajudar:
Para os menores de 2 anos
De todas as comidinhas típicas de festa junina, as que estão liberadas para as crianças menores de 2 anos são o milho verde cozido, o pastel (de preferência os pequenos), o pinhão e o cuscuz, desde que feito com ingredientes naturais. Na parte dos doces, vale lembrar que o açúcar não é indicado para esta faixa etária, mas nada te impede de oferecer as frutas no espetinho, por exemplo, ou servir um bolo de fubá adoçado com frutas secas.
Para os maiores de 2 anos
Para este grupo não tem nada que seja proibido, mas podemos evitar a oferta de tantos itens doces, num intervalo de tempo tão pequeno. Nesse caso, vale já deixar previamente combinada a quantidade