Entenda por que você não deve deixar seu filho comer assistindo à TV
Atualizado: 28 de jul. de 2022
Como nutricionista materno-infantil, eu sempre reforço por aqui a importância de desenvolver no seu filho uma boa relação com a comida. E isso vai além de aceitar bem os alimentos novos e se adaptar facilmente à introdução alimentar. Desenvolver uma boa relação com a comida significa conhecer verdadeiramente os aromas, sabores e texturas dos alimentos, entender que existem diferentes grupos alimentares e, acima de tudo, não associar, de forma alguma, a comida ao sentimento de culpa.

Mas, paralelamente a tudo isso, também é preciso estar atento aos hábitos que cercam o momento da refeição e que vão se desenvolvendo nos primeiros anos de vida da criança. E um deles, cada vez mais frequente, é o uso excessivo de telas.
É muito comum ouvir relatos de mães cujos filhos só comem se estiverem distraídos por um tablet ou celular reproduzindo vídeos do YouTube sem parar... ou com uma TV ligada exibindo algum desenho específico, como Patrulha Canina ou Dora, a Aventureira.
No entanto, embora essa "estratégia" pareça inofensiva e funcional num primeiro momento, ela não pode ser uma solução de longo prazo.
Isso porque quando comemos na frente da TV, de um laptop, tablet e até mesmo de um livro, nossa mente está dando mais atenção ao que estamos vendo do que ao que importa de fato naquele momento, que é o ato de comer. Dessa forma, entramos em uma espécie de "piloto automático" e, quando nos damos conta, olhamos para baixo e percebemos que a comida quase acabou e mal nos lembramos o que foi que comemos. Já aconteceu com você?
Pois é exatamente isso que se passa com os nossos pequenos se eles comem assistindo a alguma coisa. De início, até pode parecer que funcionou: o prato ficou vazio e você respirou aliviada. No entanto, a criança nem se deu conta de quais alimentos comeu, de quais cores eles eram e que gosto tinham.
Um estudo de 2018, publicado na BMC Public Health, encontrou uma ligação entre o uso de telas e o comportamento alimentar não saudável entre crianças pequenas. De acordo com o estudo, as telas estão associadas ao baixo consumo de frutas e vegetais e à alta ingestão de lanches não saudáveis, como batatas fritas, biscoitos e chocolates. Ainda segundo a publicação, também é provável que o tempo de tela durante as refeições leve a um aumento nos lanches pós refeição. Isso ocorre porque as distrações da tela fazem a criança esquecer do quanto comeu e querer comer novamente. Por isso é tão importante prestar atenção ao que se come.