top of page

Garanta a alimentação saudável das crianças até no lanchinho escolar (com sugestão de cardápio)

Atualizado: 20 de out. de 2022

Sempre que falamos em alimentação saudável, muita gente automaticamente pensa em dieta. Mas é importante pontuar que essas duas coisas são bem diferentes. Alimentação saudável é um estilo de vida permanente, enquanto a dieta costuma ser um estado temporário e, quase sempre, sofrido.

Quando aplicamos os conceitos da alimentação saudável desde cedo entre as crianças, permitimos que elas possam adotar esse estilo de vida de forma natural, para que usufruam dos benefícios disso ao longo de toda a sua vida. Afinal, muito do nosso paladar e dos nossos hábitos alimentares se forma enquanto somos crianças.


Se formos habituados desde cedo com legumes e verduras, dificilmente nos tornaremos adultos resistentes a este grupo de alimentos. E o mesmo vale para o contrário: se tivermos uma alimentação rica em açúcar, por exemplo, desde crianças, vai ser muito mais sofrido reduzir o consumo disso na vida adulta.


Sabe aquela frase “Ninguém sente falta daquilo que não conhece”? Ela é super válida quando se trata de alimentação. Se uma criança nunca tomou refrigerante, não conhece o seu sabor e não vai sentir falta disso na sua rotina.


E é justamente aí que entra um ponto muito importante de toda essa conversa: a composição do lanchinho escolar do seu filho. Pode parecer bobagem, mas essa refeição vai fazer parte do cardápio diário dele 5 vezes na semana durante anos. Logo, precisa estar alinhada com o restante do planejamento alimentar que você definiu para a sua família.


Aliás, planejamento é a palavra-chave em todo esse processo. A gente sabe que a rotina está cada vez mais insana e que mal temos tempo para as tarefas básicas, mas é possível separar apenas uma ou duas horinhas do final de semana para se organizar e montar cardápios com as crianças, incluindo os lanchinhos, pensando que devem ser compostos por fruta + carboidrato + proteína.


Como você pode otimizar tudo isso? Bom, vamos lá: