top of page

É só a mulher que precisa se preparar para engravidar?

Atualizado: 15 de jul. de 2022

Quando se trata de saúde reprodutiva e fertilidade, ainda existem muitas coisas que precisam ser esclarecidas e compreendidas, principalmente do ponto de vista nutricional. Isso porque assim como a saúde geral e o bem-estar do corpo, a saúde reprodutiva de homens e mulheres também requer atenção e uma série de cuidados especiais para que se mantenha em dia.



Adotar um estilo de vida saudável e ter bons hábitos alimentares, por exemplo, podem ser excelentes aliados de um casal que pretende expandir a família e começar a planejar uma gravidez. Além disso, nesta etapa muitas mulheres também buscam orientação junto a nutricionistas sobre suplementação vitamínica e nutrição para gestantes, com o objetivo de garantir que o corpo terá todos os nutrientes necessários para uma boa gravidez.


E isso, de fato, é importantíssimo. Através dessas vitaminas pré-natais e com auxílio de uma nutricionista gestacional, é possível prevenir o desenvolvimento de anemia, reduzir o risco de problemas congênitos no bebê, auxiliar no desenvolvimento do feto e até mesmo estimular a produção do leite materno.


Mas e o pai? Será que existem vitaminas pré-natais também para os homens? E se sim, quais são seus propósitos?


Pois elas existem, sim, e ajudam a melhorar a saúde reprodutiva masculina, tornando os espermatozoides mais saudáveis, o que pode aumentar as chances de uma gravidez natural. De modo geral, trata-se de uma combinação de nutrientes e antioxidantes que combatem os radicais livres visando prevenir uma possível influência negativa na mobilidade dos espermatozoides e também na qualidade do esperma.



Desenho de mulher grávida e segurando bebê
3 pilares da gestação: Gravidez, amamentação e acolhimento

A revista britânica The Lancet, uma das publicações médicas mais influentes e respeitadas no mundo, reúne uma série de estudos comprovando que a saúde e a nutrição de um homem podem desempenhar papel fundamental em sua fertilidade e na saúde de seu futuro bebê.


No entanto, infelizmente essa informação ainda não é amplamente difundida e a suplementação pré-natal para homens costuma ser indicada apenas em casos de casais que apresentam problemas de infertilidade.


Mas é importante lembrarmos que a concepção acontece com uma participação igualitária do casal. Portanto, as escolhas de ambos podem interferir no processo.

E entre essas escolhas prejudiciais podemos citar, por exemplo, o uso excessivo de álcool, o consumo de tabaco ou mesmo uma dieta baixa em nutrientes, já que tudo isso pode influenciar negativamente as tentativas de concepção e, mais do que isso, o próprio desenvolvimento do bebê caso a gestação já esteja em curso. Por isso é tão indicado o acompanhamento regular com uma nutricionista especializada em nutrição materno-infantil.


É necessário que o cuidado pré-concepção mude de uma abordagem centrada apenas na mulher para uma abordagem baseada no casal. Afinal de contas, ambos estão juntos nessa missão, certo?



E aí, você sabia disso? Seu marido já fez algum tipo de suplementação pré-natal? Quer saber quais são as vitaminas mais importantes para ele? Então, deixa pra gente nos comentários que eu volto com um texto todinho explicando passo a passo como tudo isso funciona.


0 comentário
bottom of page