É só a mulher que precisa se preparar para engravidar?
Atualizado: 15 de jul. de 2022
Quando se trata de saúde reprodutiva e fertilidade, ainda existem muitas coisas que precisam ser esclarecidas e compreendidas, principalmente do ponto de vista nutricional. Isso porque assim como a saúde geral e o bem-estar do corpo, a saúde reprodutiva de homens e mulheres também requer atenção e uma série de cuidados especiais para que se mantenha em dia.

Adotar um estilo de vida saudável e ter bons hábitos alimentares, por exemplo, podem ser excelentes aliados de um casal que pretende expandir a família e começar a planejar uma gravidez. Além disso, nesta etapa muitas mulheres também buscam orientação junto a nutricionistas sobre suplementação vitamínica e nutrição para gestantes, com o objetivo de garantir que o corpo terá todos os nutrientes necessários para uma boa gravidez.
E isso, de fato, é importantíssimo. Através dessas vitaminas pré-natais e com auxílio de uma nutricionista gestacional, é possível prevenir o desenvolvimento de anemia, reduzir o risco de problemas congênitos no bebê, auxiliar no desenvolvimento do feto e até mesmo estimular a produção do leite materno.
Mas e o pai? Será que existem vitaminas pré-natais também para os homens? E se sim, quais são seus propósitos?
Pois elas existem, sim, e ajudam a melhorar a saúde reprodutiva masculina, tornando os espermatozoides mais saudáveis, o que pode aumentar as chances de uma gravidez natural. De modo geral, trata-se de uma combinação de nutrientes e antioxidantes que combatem os radicais livres visando prevenir uma possível influência negativa na mobilidade dos espermatozoides e também na qualidade do esperma.