Como identificar sinais de fome e saciedade no seu bebê?
Atualizado: 20 de out. de 2022
Imagine esta cena: você coloca seu bebê pra dormir, consegue tomar um banho e acaba de sentar para descansar um pouco quando, de repente, ouve ele chorar. Nessa hora, a primeira coisa que passa pela sua cabeça é: ele deve estar com fome! Mas será mesmo que a única forma que as crianças têm de contar pra gente que estão com fome é através do choro?

Na verdade, o choro geralmente é um sinal tardio de fome. Antes de chorar, elas sinalizam de outras formas que precisam se alimentar. E conseguir entender esses sinais é fundamental para que você consiga alimentá-la antes que ela chegue ao extremo. Até porque, os bebês que estão muito chateados de tanto chorar podem levar mais tempo para se acomodar, pegar o peito ou comer sua comidinha, caso ele já esteja na fase da introdução alimentar.
Ao mesmo tempo, tão desafiador quanto entender que a criança está com fome é perceber seus sinais de saciedade. Como sabemos que o bebê já comeu o suficiente?
Bom, existem alguns comportamentos da criança que podem te ajudar a identificar esses momentos. E vamos tentar listar os principais, de acordo com as faixas etárias da criança.
Até os seis meses
Sinais de fome
Acorda e age inquieto
Antes que seu bebê comece a chorar, ele pode acordar e se mexer no berço. Eles também podem mover a boca e levar as mãos ao rosto.
Suga os punhos ou estala os lábios
Se ele ainda está em fase de amamentação, chupar os punhos e estalar os lábios são sinais de que seu bebê está faminto
Continua sug