top of page

Posso criar meus filhos numa dieta vegetariana/vegana?

Atualizado: 28 de jul. de 2022

Até bem pouco tempo atrás, se você dissesse às pessoas que pretendia criar seu bebê seguindo uma dieta vegana ou vegetariana desde o início, com certeza ouviria alguns comentários bem indignados, do tipo: "como ele vai obter proteínas suficientes? E os nutrientes? Ele vai adoecer!"


(Aliás, aqui vai um parêntese muito importante: evite compartilhar seus planos de criação dos filhos com pessoas que não irão te auxiliar diretamente nesse processo, combinado? Acredite: a sua saúde mental vai te agradecer!)

Mas voltando ao tema do texto, com a crescente popularização das dietas baseadas em vegetais, hoje em dia já é um pouco mais fácil para algumas pessoas entenderem que é possível garantir uma alimentação completa e balanceada para as crianças, mesmo sem a ingestão de produtos de origem animal. Mas ainda passa longe de ser uma unanimidade.


Em 2016, a Academia de Nutrição e Dietética, cuja sede fica nos Estados Unidos, publicou um artigo onde afirmava que as dietas vegetarianas - quando adequadamente planejadas (incluindo uma dieta vegana) - podiam, sim, ser saudáveis ​​e nutricionalmente adequadas para pessoas de todas as idades – incluindo bebês e crianças.


E a mesma visão é endossada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que apenas ressalta a importância de se observar periodicamente as taxas de ferro, cálcio, Vitamina D (essa para todas as crianças, inclusive as onívoras) e Vitamina B12.


Como ficam as refeições neste caso?


O cardápio vegetariano, em sua base, será muito parecido com a pirâmide tradicional elaborada e sugerida pela SBP (e que nós já trouxemos em outro post aqui no blog). A única diferença é que as carnes deverão ser substituídas por porções maiores de leguminosas, como o feijão, a lentilha e o grão de bico, por exemplo, e as porções de cereais devem ser readequadas para que a mesma recomendação nutricional seja atingida.


Caso a família opte por uma dieta vegana, também deverá ser feita a substituição dos ovos, do leite e de seus derivados.