Quanto tempo dura o leite materno? Confira como tirar, armazenar e congelar o alimento do seu bebê
Atualizado: 20 de out. de 2022
Será que o leite materno pode ser congelado? Bom, se você trabalha fora de casa ou simplesmente gosta de se planejar com antecedência para possíveis situações em que você não poderá amamentar seu filho, com certeza já se fez essa pergunta.

E a dúvida é perfeitamente normal para qualquer mamãe em fase de amamentação - e também para as gravidinhas que já estão pensando, por exemplo, no fim da licença maternidade.
A boa notícia é que você pode, sim, ter leite materno congelado. Fazer isso, aliás, é uma ótima maneira de economizar tempo e esforço. E todas nós sabemos que, depois que o bebê nasce, qualquer economia de tempo que possamos ter vale ouro, né?
Segundo diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria, quando você coleta o leite materno corretamente (e nós vamos te explicar todo o passo a passo abaixo), você pode congelá-lo e armazená-lo por até 15 dias a partir da data da coleta (se for mantido em temperatura máxima de -3 °C).
Uma dica importante é se lembrar sempre de anotar na tampa do frasco a data e hora em que você realizou a coleta, para não se confundir depois com os outros recipientes e garantir que o prazo de validade do alimento seja respeitado. Feito isso, basta colocar o frasco imediatamente no freezer ou no congelador.
Mas você sabe quando que a ordenha e o armazenamento do leite materno são importantes?
Quando você precisa aliviar a dor e o inchaço do ingurgitamento mamário;
Nas situações em que você quer retardar o reflexo de descida forte ou um fluxo rápido de leite materno;
Caso você queira ter suprimento necessário para fornecer ao seu bebê sempre que não puder estar com ele;