Alimentação da lactante X cólicas do bebê: existe mesmo essa relação?
Atualizado: 20 de out. de 2022
Elas geralmente começam por volta das duas semanas de vida do bebê e, na maioria dos casos, diminuem à medida que a criança cresce e seu aparelho digestivo se torna mais desenvolvido.
Enquanto isso não acontece, vêm as crises de choro - que geralmente ocorrem no final da tarde ou à noite - acompanhadas de gritos agudos, punhos cerrados, corpo tenso, joelhos voltados para a barriga, etc.

E antes de mais nada, aqui vai um aviso muito importante: é normal o bebê ter cólicas. Sim, normal. Acredite! E essas dores acontecem justamente por conta da imaturidade intestinal da criança, que ainda está em desenvolvimento. Logo, não vai ser deixando de comer praticamente tudo que nós iremos resolvê-las. Mas, por outro lado, existem sim alguns alimentos que podem piorar as crises. E nós vamos falar deles um pouco mais para frente.
Logo, o que precisamos ter em mente desde o início? Que cada caso é um caso e que precisamos redobrar nossa atenção para entendermos quais são os alimentos que causam mais desconforto no nosso bebê.
Por isso, se você, mamãe, acha que em alguns dias as cólicas estão piores do que em outros, comece a fazer um diário alimentar. Anote tudo o que você comeu e vá observando quais são os pontos de convergência dessa tabela. Reparou que nos dias em que você comeu o item A, as cólicas foram mais intensas? Sinalize e coloque como ponto de atenção. Faça isso diariamente para que você possa estabelecer uma correlação entre as dores e os alimentos. Feito isso, procure um profissional da área de nutrição para que ele te oriente em como passar por esse período e o que fazer.
Cuidado: nunca exclua tudo sozinha. A fase da amamentação é um período de grande gasto calórico e nutricional. E, por isso, é de suma importância que você esteja bem alimentada e nutrida para não apresentar deficiência de vitaminas importantes.
Vamos lá, então, para alguns alimentos que podem interferir nas cólicas infantis. São eles:
Leguminosas. Ex: feijões, ervilha, lentilha
Esses alimentos costumam causar desconforto até mesmo em nós, adultos. Para driblar isso é importante deixarmos os grãos de molho por pelo menos 12 horas, para que os fatores causadores dos gases intestinais sejam eliminados. Adicionar uma folha de louro no cozimento também auxilia.