top of page

Por que é importante aumentar a ingestão de ferro na gestação?

Atualizado: 5 de mar.

Quando você está grávida, seu corpo passa a precisar de, mais ou menos, o dobro da quantidade de ferro que precisava antes. Isso acontece porque nosso organismo usa o ferro para produzir sangue extra para seu bebê. No entanto, cerca de 50% das mulheres grávidas não recebem o suficiente deste mineral.

E o motivo é bem simples: embora o ferro seja encontrado em muitos alimentos, ele é de difícil absorção, o que dificulta o processo para que seu corpo obtenha o suficiente para atender às suas necessidades. E aí, quando você não tem ferro suficiente na dieta, produz menos glóbulos vermelhos, o que caracteriza um quadro de anemia, uma das principais responsáveis por fazer com que seu bebê nasça muito pequeno ou muito cedo.


A boa notícia é que este é um problema relativamente simples de resolver. Basta aumentar a ingestão de alimentos ricos neste mineral ou complementar com suplementos indicados pela sua nutricionista materno infantil.


Segundo o Ministério da Saúde, a recomendação de ingestão de ferro para mulheres adultas é de 15 mg/dia. Já no caso das gestantes, esse valor dobra para 30 mg/dia durante toda a gestação, devendo ser mantido por até 3 meses depois do parto. Mas é importante lembrarmos que apenas um exame de sangue detalhado poderá mostrar como estão seus níveis de ferro e quais as suas necessidades exatas.


Quais alimentos são ricos em ferro?

Você pode encontrar ferro em carnes, aves, cereais, grãos e verduras, principalmente as de folha verde escuras. Confira:

Proteínas animais

Quantidade de ferro (em 100g)