Tudo o que você precisa saber sobre os enjoos na gravidez
Estima-se que cerca de 70% a 80% das gestantes sofrem com náuseas e enjoos nas primeiras 12 semanas de gravidez. E infelizmente não existe uma regra: algumas irão passar 100% ilesas pela experiência, outras podem ter enjoos durante os 9 meses; existem casos de pessoas que não tiveram problema na primeira gravidez e depois passaram muito mal na segunda. Ou seja, não dá pra prever como vai ser com você. Por isso, a chave do sucesso é estar preparada e saber com antecedência a melhor forma de aliviar o enjoo matinal, se ele vier.

O que é o enjoo matinal na gravidez?
O enjoo matinal é aquele mal estar, com sensação de náusea, que costuma acontecer durante o primeiro trimestre da gravidez. E embora costumem tratá-lo como matinal, ele, na verdade, pode ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite.
Normalmente ele começa por volta da 6ª semana de gestação, sendo um dos primeiros indicadores de que algo está acontecendo - e o que mais leva as mães a buscarem um teste para confirmar as suspeitas - e desaparece por volta do início do segundo trimestre, entre as semanas 12 e 16 da gravidez.
No entanto, como já dissemos acima, algumas mulheres podem continuar apresentando os sintomas no segundo trimestre. E poucas, particularmente aquelas que esperam gêmeos, podem sofrer com náuseas e vômitos durante toda a gestação.
Sintomas de enjoo matinal
Os principais sintomas do enjoo na gravidez são:
Náusea com ou sem vômito, similar ao mal estar que sentimos no mar ou no carro;
Náusea que surge pela manhã, mas pode reaparecer a qualquer momento ou durar o dia todo
Sentir-se enjoado ao cheirar certos alimentos ou sentir alguns perfumes
Náusea depois de comer, especialmente alimentos picantes
Náusea ou vômito provocado pelo calor e pela salivação intensa
O enjoo matinal em si não prejudica seu bebê. No entanto, é importante procurar ajuda profissional sempre que:
não conseguir man