top of page

É vegano ou vegetariano? Confira dicas de receitas práticas e deliciosas para fazer em casa

O número de pessoas vegetarianas vem crescendo cada dia mais no Brasil. Dados da última pesquisa Ibope sobre o assunto (realizada em 2018) mostram que 14% da população brasileira não consome mais carne, totalizando quase 30 milhões de pessoas.


E o movimento deve seguir avançando. Basta observar a enorme quantidade de produtos lançados mensalmente pela indústria para atender a este público. São iogurtes, carnes, peixes, leites, maioneses, tudo fabricado à base de plantas.

Imagem: Freepik

O ponto negativo é que esses alimentos ainda custam caro e, muitas vezes, são excessivamente processados, o que nos faz repensar sua inclusão na alimentação diária, principalmente das crianças.


Mas sabia que, nem sempre, a comida vegetariana/vegana precisa ser mais cara? Com substituições simples e itens bem comuns no nosso dia a dia, dá pra compor pratos extremamente saudáveis e completos, para crianças e adultos.


Não acredita? Então dá uma olhada nas receitas abaixo. Todas elas fazem parte de um e-book super completo, elaborado em parceria com outros sete profissionais da área de Nutrição Materno-Infantil e que pode ser baixado gratuitamente aqui no site.


Ao todo são mais de 20 pratos doces e salgados que irão te mostrar como o cardápio vegetariano não precisa estar repleto de itens caros, muito pelo contrário.


Ah, e se você não é vegetariano, também vai amar as sugestões, afinal, todas elas são saborosíssimas, fáceis de fazer e ricas em nutrientes. Quem sabe não é o pontapé que faltava para você iniciar o movimento da "segunda-feira sem carne" ou mesmo reduzir o consumo de proteína animal na sua casa?


Confira e inspire-se.

 
Foto: CyberCook

Nhoque de beterraba


Ingredientes

4 unidades de beterrabas cozidas no vapor

1 colher de sopa de azeite

1 xícara de chá de farinha de trigo

Sal a gosto


Modo de Preparo

Bata no liquidificador as beterrabas com o azeite até virar um purê. Em uma panela, coloque o purê, tempere com sal e aos poucos, adicione a farinha de trigo até engrossar. Cozinhe por mais ou menos 5 min. Retire do fogo e passe a massa para uma bancada enfarinhada e espere esfriar antes de manusear. Enrole em tiras médias e corte com o auxílio de uma faca para formar os nhoques.

Coloque os nhoques para cozinhar em uma panela com bastante água fervendo. Quando a massa subir, retire da água e espere secar. Coloque em uma travessa com o molho desejado antes de servir.


Validade

Geladeira: 3 dias

 
Foto: Casal Cozinha

Sopa Cremosa de Abóbora com Gengibre


Ingredientes

  • 1 unidade de cebola picada

  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem

  • 2 xícaras de chá de abóbora madura sem casca em pedaços pequenos

  • 1 colher de chá de gengibre em raspas

  • ½ litro de água

  • Salsinha e sal a gosto

Modo de Preparo

Refogue a cebola no azeite e em seguida a abóbora. Acrescente o gengibre, sal e a água. Cozinhe até desmanchar. Espere amornar e bata no liquidificador. Aqueça mais um pouquinho na panela. Salpique a salsinha ou outro tempero que preferir por cima e sirva.

Validade

Geladeira: 3 dias

Congelador: 20 dias

 
Foto: Receitas e Dicas do Chef

Bolo de banana


Ingredientes

  • 5 bananas (3 bem maduras para massa e 2 mais firmes para cobertura)

  • 1 xícara de açúcar

  • 1 e ½ colher sopa de óleo de girassol

  • 2 xícaras de farinha de trigo (pode colocar 1 de integral e 1 de farinha branca se preferir)

  • 1 colher de sopa de fermento químico

  • Canela em pó a gosto


Modo de Preparo

No liquidificador coloque as 3 bananas maduras, o açúcar e o óleo. Bata até virar um creme. Coloque em uma vasilha e acrescente a farinha aos poucos. Caso perceba que a massa ficou muito dura, coloque um pouquinho de água e continue misturando. Quando todos os ingredientes estiverem bem incorporados, acrescente o fermento e misture mais um pouco. Unte a forma para o bolo não grudar. Adicione a massa do bolo na forma untada, depois disso fatie no sentido do comprimento as duas bananas mais firmes e coloque sobre o bolo. Salpique a canela a gosto e leve para assar por 40 min em forno 180 ºC.


Validade

Temperatura ambiente: 3 dias

Geladeira: 3 dias

Congelador: 20 dias

 
Imagem: Guia da Semana - Shutterstock

Smoothie Tropical


Ingredientes

  • 1 xícara de chá de água de coco (gelada)

  • 1 xícara de chá de morangos congelados

  • Suco de 1 laranja

  • Suco de ½ limão

  • 2 colheres de sobremesa de sementes de chia

  • Cubos de gelo a gosto

Modo de Preparo

Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.

Validade

Consumir sempre após o preparo



E aí, gostou das receitas? Lembre-se que as crianças amam comida colorida, então, apostar em vegetais como beterraba e abóbora (e também cenoura, batata roxa, mandioquinha, espinafre) é sempre uma excelente alternativa para trazer esse colorido especial ao prato.


Já o bolo de banana não tem erro, né? Pode fazer em casa que seus amigos (e familiares) jamais irão dizer que a receita é vegana.


E se você quiser conferir todas as demais receitas, basta clicar no banner ou no botão abaixo. É totalmente gratuito e, com certeza, vai te ajudar a variar o cardápio por aí. Ah, e se fizer alguma delas em casa, poste uma foto e me marque lá no Instagram. Eu vou amar ver!


Se ficou alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários também que eu volto para responder.


Ebook grátis com 25 receitas para bebês a partir dos 6 meses, clique e baixe agora!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page