top of page

O que é e como funciona o método BLW?

Atualizado: 22 de jan. de 2023

Esqueça aquela cena clássica da mãe ou do pai servindo uma bela colherada de purê de batata-doce na boca bem aberta do bebê, simulando um aviãozinho com direito a efeitos sonoros e tudo mais.


Não é isso o que acontece no dia a dia dos pais que escolhem fazer a introdução alimentar do seu bebê através do método BLW ou Baby-Led Weaning, o que numa tradução literal seria Desmame Liderado pelo Bebê.



Essa abordagem diferenciada estimula totalmente a autonomia da criança e deixa para ela a responsabilidade de levar a comida para a própria boca, deixando os pais como meros espectadores, responsáveis apenas por fazer os cortes certos dos alimentos que serão oferecidos.


Num primeiro momento pode até parecer loucura, mas os defensores da técnica apontam o quanto ela é capaz de auxiliar no desenvolvimento da coordenação olho-mão, nas habilidades de mastigação, na destreza e na construção de hábitos alimentares saudáveis. Além disso, os bebês também têm a oportunidade de explorar o sabor, a textura, o aroma e a cor de cada um dos alimentos de forma independente, seguindo o seu próprio ritmo e respeitando a sua saciedade.


Mas, Rebeca, ele vai se sujar muito!!

Sim, vai mesmo.


E nós, mães, vamos ficar doidinhas com a quantidade de cenouras, brócolis e batatas espalhadas pelo chão ao final da refeição. Porém, acreditem: essa fase acaba rápido e não há nada mais prazeroso do que ver o seu filho explorando, conhecendo e experimentando os diversos alimentos que temos!


Apenas relaxe e curta o momento. Presenciar a evolução dos nossos pequenos é extremamente gratificante! Registre todos os momentos e prepare-se para rir deles no futuro.


Para entender um pouco mais sobre o assunto fiz uma live com minha querida amiga Renata, psicologa e consultora do sono @igereiconsultoriainfantil. Nessa live reunimos as principais dúvidas do dia a dia e respondemos pessoas que acompanharam ao vivo desse bate-papo descontraído.



Existe uma idade ideal para iniciar o BLW?


A partir dos 6 meses de idade e se o bebê tiver todos os sinais de prontidão, já é possível utilizar o BLW com ele. No entanto, é importante lembrar que as habilidades de mastigação em algumas crianças podem não estar totalmente desenvolvidas até os 9 meses. E a adoção do BLW irá ajudar até nisso.


Outro ponto importante a se destacar é que embora o nome da técnica seja Desmame Liderado pelo Bebê, o leite materno continua a ser uma excelente fonte de nutrição pelo menos até os 12 meses de idade da criança. Logo, uma coisa não exclui a outra.


Agora se você acha que o BLW não é pra você, não tem problema. Muitos pais ficam em dúvida sobre qual método de introdução alimentar é o mais adequado e buscam uma nutricionista materno infantil para discutir o assunto. E a minha resposta é sempre a mesma: não existe certo e errado nessa hora. O mais importante é que vocês estejam seguros, tranquilos e confiantes com o método escolhido. Essa fase já costuma ser bem desafiadora e a última coisa que a gente precisa é de mais uma pressão.


Banner para agendar uma consulta

Se vocês quiserem, podemos dar mais dicas e sugestões de como aplicar o BLW em casa. É só pedir nos comentários. E não se esqueçam, sempre que precisarem de ajuda ou de uma orientação nutricional profissional entrem em contato comigo aqui no blog ou nas minhas redes sociais. Vai ser um prazer participar desse momento tão importante na vida de vocês.


#FicaDica aqui também tenho algumas dicas de cortes. Escreva pra mim nos comentários quais outros cortes de alimentos que desejam ver por aqui? 😘


BLW do Morango


BWL do Milho




0 comentário
bottom of page