top of page

Dificuldades comuns no BLW e como lidar com elas

Sabemos que muitos pais enfrentam desafios quando se trata de iniciar o Baby Led Weaning (BLW) e fazer a transição dos bebês para os alimentos sólidos. Por isso, hoje abordaremos algumas dificuldades comuns enfrentadas por quem opta por essa técnica de alimentação e daremos sugestões sobre como lidar com cada uma desses problemas.

Cuspir comida

É completamente normal que os bebês cuspam a comida durante o processo de aprendizado do BLW e a introdução de alimentos sólidos. Na verdade, isso faz parte do desenvolvimento das habilidades orais da criança. Elas estão aprendendo como levar a comida até a boca, como mantê-la lá dentro e o que fazer se encontrarem um pedaço muito grande.


O que fazer:

Nesse caso, não é necessário intervir. É importante permitir que o bebê cuspa a comida enquanto aprende a mastigar. Agora, se seu bebê já tem entre 9 e 12 meses e ainda cospe tudo, você pode começar a ensiná-lo a engolir. Coma os mesmos alimentos que ele e deixe-o observar você mastigando e engolindo. Abra a boca para mostrar a comida mastigada, feche a boca e engula, fazendo gestos exagerados com as mãos para ilustrar o movimento da comida.


Engasgo

O reflexo de engasgo é uma parte essencial do aprendizado de um bebê ao comer alimentos sólidos e é o que irá ensiná-lo a entender quanta comida ele pode levar à boca. No entanto, é importante estar atento para evitar acidentes mais graves.


O que fazer:

Se você perceber que seu bebê está colocando muita comida na boca e se engasgando, você pode ajudá-lo a desacelerar dizendo "devagar" ou "um pedacinho de cada vez". Se ele continuar, comece a oferecer a comida aos poucos, para evitar que ele coloque tudo na boca de uma vez.


Recusar ou mostrar preferência por alguns alimentos


É muito comum os bebês recusarem alimentos ou mostrarem preferência por determinados sabores. Isso é perfeitamente normal, afinal, ninguém vai gostar de tudo. Mas, para evitar que ele queira comer apenas um tipo de alimento, exponha-o o máximo possível a uma grande variedade de produtos, para que eles possam experimentar e desenvolver suas preferências de forma mais ampla.


O que fazer:

Não deixe de oferecer alimentos só porque seu filho parece menos interessado neles. Varie a forma como você os apresenta e certifique-se de que ele veja você comendo. Lembre-se de que a exposição repetida a diferentes sabores é fundamental para a aceitação de alimentos.


Jogar comida


Jogar comida longe ou derrubar no chão é uma fase típica do desenvolvimento do bebê, mas pode ser frustrante para os pais, além de resultar em desperdício e muita sujeira.


O que fazer:

Se o seu bebê começar a jogar comida, estabeleça que isso significa que a refeição acabou. Você pode dizer, por exemplo, "Não quer mais? Ok, então vamos brincar agora!" Repita isso algumas vezes e, em seguida, retire o bebê da cadeira. Se ele reclamar, seja gentil: "Desculpe! Eu pensei que você já não queria mais. Quer comer mais um pouquinho?" Se o comportamento persistir, mantenha-se firme nos limites estabelecidos e passe para uma nova atividade. Faça-o entender que quando ele faz isso a refeição termina. Assim, você evita que ele relacione a “baguncinha” com um tipo de brincadeira.


Enfrentar desafios durante o processo de introdução de alimentos sólidos é normal. Cada bebê tem seu próprio ritmo e pode ter reações diferentes. No entanto, com paciência e orientações adequadas, você pode ajudar seu bebê a superar essas dificuldades. O BLW é uma abordagem maravilhosa para promover a independência alimentar e o desenvolvimento saudável. Por isso, siga insistindo, conheça os cortes ideais para cada alimento e se mostre presente para seu filho: ofereça apoio, tenha paciência e lembre-se de que essa fase é uma jornada emocionante de descobertas para ambos.


Caso você já não saiba mais o que fazer e prefira recorrer a uma orientação profissional, conte comigo. Estou à disposição para entender suas dificuldades e te ajudar a tornar esse caminho muito mais leve.





0 comentário

コメント


bottom of page