Identificando os sinais de que seu bebê está pronto para o desmame
Atualizado: 28 de jul. de 2022
Decidir por quanto tempo seu bebê será amamentado é uma decisão extremamente pessoal e que depende de uma infinidade de fatores que não vamos pontuar por aqui neste momento (se vocês quiserem um texto todo sobre isso, deixem aqui nos comentários <3).

Porém, uma dúvida que sempre chega até o meu consultório é: quais são os sinais que sugerem o desmame? Como a mãe pode identificar que o bebê já está pronto para esse processo? E para isso existem alguns sinais que podem ser levados em conta, sim. Por isso, decidi listar alguns deles neste texto. Inclusive, recebi essa sugestão de conteúdo lá no inbox do meu Instagram. Se você também quiser enviar a sua, é só me seguir por lá.
Mas, antes de começarmos a falar sobre os sinais que o bebê nos fornece, vamos entender o que é o desmame.
O processo de desmame nada mais é do que parar de alimentar o bebê com leite materno.
Mas é importante destacar que existem dois tipos de desmame. Um é quando a mãe decide começar a desmamar o bebê da amamentação (o que pode ocorrer por N motivos) e o outro é quando o bebê começa a desmamar sozinho. E é justamente aí que eles começam a dar sinais de que não estão mais muito interessados na mamadeira ou no peito. Conheça alguns deles:
Mamar com menos frequência
Um dos sinais mais comuns de que seu bebê está pronto para desmamar é quando ele começa a mamar menos vezes ao dia. O que, na verdade, é bem comum de acontecer quando a criança é apresentada aos alimentos sólidos. Portanto, se seu bebê começou a interromper as sessões de amamentação ou se não demonstra mais nenhum interesse no peito ou na mamadeira, ele pode estar pronto para ser desmamado.
Redução na oferta de leite
Muitas coisas podem afetar a sua produção de leite (nós já falamos sobre isso aqui no blog) e a baixa frequência na amamentação pode ser