Dicas e receitas para você simplificar a Introdução Alimentar do seu bebê

Está com dúvidas sobre como iniciar o processo de introdução dos alimentos sólidos para o seu bebê? Pois saiba que essa fase, também chamada de alimentação complementar, começa quando o bebê tem cerca de 6 meses de idade e é super importante para a construção dos hábitos alimentares que seu filho vai ter ao longo dos anos.

Para começar, é importante saber que existem basicamente duas maneiras de fazer isso: a forma tradicional que nossas mães e avós sempre fizeram; baseada num processo todo guiado pelo adulto, que é quem irá fornecer o auxílio necessário para que o bebê se alimente, levando a comida até à sua boca, porcionando os alimentos, e etc.


Ou seguindo as técnicas do BLW, onde quem lidera todo o processo é a criança e os pais são meros espectadores, responsáveis apenas por fazer os cortes certos dos alimentos que serão oferecidos. Tem mais detalhes sobre este método em outro texto aqui do nosso blog. Confira.


No entanto, independentemente de como essa introdução alimentar irá ocorrer, o importante nesta etapa é que o seu bebê seja apresentado a uma dieta variada e complementar à amamentação ou à fórmula infantil. Para isso, as refeições devem conter ingredientes de diferentes grupos alimentares, de acordo com a pirâmide desenvolvida pelo Ministério da Saúde, como proteínas, verduras, legumes e carboidratos.


Mas como é justamente aí que surgem as dúvidas do que pode e do que não pode ser ofertado, como fazer isso e, principalmente, como inovar na apresentação desses alimentos, para que eles se tornem ainda mais saborosos e atrativos para os bebês, criamos um PDF com mais de 20 receitas doces e salgadas que irão te guiar nessa jornada de desmame com pratos deliciosos e super fáceis de fazer.


O material foi desenvolvido em parceria com outros sete profissionais da área de Nutrição Materno-Infantil e pode ser baixado gratuitamente aqui no site.


Quer ver um pequeno spoiler do que você vai conferir por lá? Então dá uma olhada nas receitinhas que eu separei pra vocês.

 

Hamburguinho de frango com inhame

Foto: Tudo Gostoso

Rendimento: 10 unidades


Ingredientes:

  • 200g de frango cozido e desfiado

  • 4 inhames grandes

  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos

  • 1 colher de sopa de azeite

  • 1 colher de sobremesa de orégano

  • 1 colher de sobremesa de tempero natural


Modo de preparo:

Higienize os inhames, descasque, corte em rodelas e cozinhe no vapor. Após cozido, amasse bem com um garfo. Depois misture com os outros ingredientes em uma tigela até formar uma massinha. Modele os hamburguinhos com a palma das mãos. Em uma frigideira antiaderente, coloque um fio de azeite e passe os hamburguinhos de um lado e do outro até dourar.


Validade

Geladeira: 3 dias

Congelador: 20 dias

 

Arroz colorido

Foto: Receitas que amo

Rendimento: 1 pote pequeno


Ingredientes:

  • 1 cenoura em cubos pequenos

  • 1 tomate em cubos

  • 300 gramas de frango em cubos pequenos cozidos ou desfiado

  • 2 xícaras de arroz branco cru

  • 4 xícaras de água quente

  • Alho e cebola a gosto

  • Pitada de páprica defumada


Modo de preparo:

Refogue a cebola e o alho em um fio de azeite. Acrescente o tomate, a cenoura e uma pitada de páprica defumada, depois adicione o frango cozido e refogue. Por último acrescente o arroz; mexa e coloque água quente. Assim que a água secar e o arroz estiver mole, está pronto.


OBS.: Siga sempre a proporção de 1 xícara de arroz para 2 xícaras de água.


Dica de nutri: Essa receita também pode ser feita com aquele arroz que já está pronto na geladeira e precisando de uma repaginada!


Validade

Geladeira: 3 dias

Congelador: 20 dias

 

Lentilha

Foto: CyberCook

Rendimento: 2 xícaras e meia


Ingredientes:

  • 2 xícaras de lentilha

  • 2 dentes de alho espremidos

  • 2 colheres de chá de tempero natural (opcional)

  • 6 xícaras de água em temperatura ambiente

  • Azeite

Modo de preparo:

Refogue na panela de pressão o alho e o tempero em um fio de azeite, adicione a lentilha, refogue mais um pouco e acrescente a água em temperatura ambiente. Feche a panela. Assim que ela apitar, aguarde de 15 a 20 minutos. Após esse tempo, desligue o fogo, retire a pressão e verifique se a lentilha está macia, mexa e sirva.


Validade

Geladeira: 3 dias

Congelador: 20 dias

 

Tempero Natural

(para você usar em todas as receitas)

Foto: Panelaterapia

Rendimento: 2 xícaras e meia


Ingredientes:

• 3 cebolas

• 2 cabeças de alho

• Cheiro verde a gosto

• 3 colheres de sopa de azeite


Modo de preparo:

Descasque a cebola e corte em 4 partes. Descasque o alho, corte-o ao meio e, se desejar, retire o miolo para ficar com o sabor menos forte. Pique o cheiro verde e coloque tudo no liquidificador ou processador de alimentos, juntamente com o azeite. Liquidifique até formar uma pasta. Coloque em pote de vidro e armazene na geladeira.


Gostou das dicas? Deixar um vidrinho de tempero sempre pronto na geladeira ajuda MUITO na otimização do preparo das refeições e ainda evita ter que cortar cebola e alho todos os dias (o que convenhamos, não é uma tarefa das mais gostosas).


Além disso, o congelador pode - e deve! - ser seu melhor amigo. Por isso, tente sempre fazer porções maiores e congele para aqueles dias em que a correria fala mais alto e você não consegue passar tanto tempo na cozinha.


Para baixar todas as receitinhas, basta clicar no banner ou no botão abaixo. E, como sempre, em caso de dúvidas, pode deixar aqui nos comentários que eu volto para responder.

Ebook grátis com 25 receitas para bebês a partir dos 6 meses, clique e baixe agora!


0 comentário