Introdução Alimentar: quando e como começar?
Atualizado: 20 de out. de 2022
De repente, quando você menos espera, seu bebê - que parece ter nascido ontem!! - já está perto de completar seis meses e você ainda está cheia de dúvidas sobre como e quando iniciar a introdução alimentar (IA).
"Mudo tudo de uma hora pra outra?", "Começo por refeições específicas?", "Já devo começar no exato dia do mesversário de seis meses?".

Essas são algumas dúvidas que já chegaram até mim e, possivelmente, também já passaram pela cabeça de vocês em algum momento. Por isso, hoje vamos pontuar por aqui algumas coisas que devem ser levadas em conta e vão te ajudar a saber se seu filho está pronto para a fase dos alimentos sólidos.
Mais importante do que contar os dias pelo calendário, é perceber se o bebê já apresenta os principais sinais de prontidão para introdução alimentar, que são:
fica sentado sozinho, sem necessidade de apoio;
consegue mantém a cabeça erguida e firme;
reduziu ou não tem mais o reflexo de protusão da língua (aquele impulso que empurra automaticamente a comida para fora da boca);
começou a se interessar pelas coisas ao redor dele, inclusive pelo que os adultos estão comendo.
Logo, se o bebê já tiver completado seis meses, mas ainda não apresentar todos esses sinais, é importante aguardar mais um pouco para que ele esteja totalmente preparado. Afinal, conseguir se sentar e manter a cabeça erguida faz muita diferença na hora de comer, principalmente para evitar os terríveis engasgos.
Como começar?
Na verdade, não existe uma regra. Muitas mães dizem que preferem começar pelas frutas, enquanto outras dão início à introdução alimentar pela refeição principal. Além disso, como o prazo coincide com o retorno das mães ao trabalho, uma grande parte acaba optando por já fazer a IA em todas as refeições ao mesmo tempo.