top of page

Perda de peso pós-parto: é hora de fazer dieta?

Atualizado: 28 de jul. de 2022

Contrariando o que algumas capas de revista dizem por aí e, principalmente, os registros de “antes e depois” que costumam pipocar nas redes sociais de atrizes e influencers, a perda de peso pós-parto não acontece num passe de mágica. O processo leva tempo e nós, mães, precisamos aprender a respeitá-lo.



Cuidar de um recém-nascido, amamentar, ajustar-se a uma nova rotina e se entender e/ou se perceber como mãe são coisas que já tornam o pós-parto muito complexo. Se ainda ficarmos nos cobrando para que o nosso corpo volte logo a ser o que era antes “porque o da fulana, com dois meses, já estava incrível”, a situação pode ficar ainda mais difícil. E pior: extremamente frustrante!


Depois de dar à luz, seu corpo precisa de uma boa nutrição para se curar e se recuperar. Quando você adota uma dieta com restrição calórica, visando agilizar sua perda de peso pós-parto, assume o risco de ficar sem nutrientes importantes para a produção de leite do seu bebê e para a manutenção do seu próprio organismo. Como consequência, você se sentirá muito mais cansada do que o normal e sem energia para as tarefas básicas do dia a dia. Justamente o oposto do que você precisa ao cuidar de um recém-nascido.


Logo, se você quer se sentir bem e garantir uma perda de peso saudável e, mais do que isso, sustentável no longo prazo, mantenha estas dicas em mente:


Não comece a fazer dieta cedo demais


Aguarde, pelo menos, seis semanas antes de começar a pensar na sua ingestão de calorias e no quanto você precisa emagrecer. Se você estiver amamentando, espere até que seu bebê tenha pelo menos 2 meses antes de tentar perder peso. Sendo paciente e dando ao seu corpo a chance de fazer seu trabalho, você pode se surpreender com quanto peso você perde naturalmente, especialmente durante a amamentação.


Tenha objetivos realistas


Muitas mulheres passam por mud